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ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
SHOCKEY, Tod y JOHN, Mitchell Bear. Confluência etnomatemática intersecção de visões de mundo nativa e acadêmica. ETD [online]. 2017, vol.19, n.3, pp.712-734. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v19i3.8648370.
Adotamos o conceito de confluência como uma metáfora para considerarmos o nosso compromisso etnomatemático nos últimos catorze anos. Durante esse tempo, trabalhamos com alunos e professores e percebemos que a diversidade de significados trouxe muitas influências para o nosso compromisso matemático coletivo. O princípio da visão de dois olhos (MARSHALL, 2004) permite aos autores um enquadramento diferente por meio do qual consideram a importância da visão de mundo nativa e da visão acadêmica ocidental. A confluência da visão de mundo nativa com a visão acadêmica ocidental é o que orienta a nossa história. Do ponto de vista nativo trazemos a riqueza da história e das tradições orais. O lado ocidental da nossa história traz o encaminhamento de uma variedade de conhecimentos acadêmicos, como, por exemplo, a educação matemática, a lingüística e a antropologia. Um tema abrangente que vamos apresentar é o afeto. Afeto para os nossos alunos, bem como para nós pesquisadores.
Palabras clave : Etnomatemática; Confluência; Visão de Mundo Nativa; Visão de Mundo Ocidental; Educação Matemática.