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ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
LARCHERT, Jeanes Martins. Cala boca, menino! O menino não cala, resiste. ETD [online]. 2017, vol.19, suppl., pp.9-22. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647837.
O presente ensaio teórico apresenta um debate sobre a resistência política educacional travada a partir do movimento que impôs a ocupação em diversas universidades públicas e escolas do ensino médio por todo o País. O Ocupa entra no debate político-educacional nacional como luta contrária às decisões anti populistas do atual governo pós-impeachment/2016, problematizando a experiência de jovens estudantes que lutam pela democracia no País e por uma educação pública que respeite a diversidade e seja construída com os grupos populares. No campo teórico, discutimos a resistência tendo como base a educação conscientizadora de Freire (1992), a epistemologia do sul de Santos (2005a; 2005b) e a exteriorização de Dussel (1997). Orientado por uma interpretação de sociedade na sua fase pós-colonial, o texto situa o movimento Ocupa como estratégia de resistência que sofre situações de opressão por meio da violência física e ideológica, mas que não foi suficientemente forte para extinguir a esperança dos estudantes que continuam a demonstrar para toda a sociedade as propostas explicitadas de resistência: é na negociação e no conflito que o movimento Ocupa foi tomando forma e conteúdo político-educacional.
Palabras clave : Resistência; Processos Educativos; Educação Pública.