Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
ALMEIDA, Marcia Furlan de. A desconstrução derridiana e o processo criativo de Pina Bausch. ETD [online]. 2018, vol.20, n.1, pp.118-136. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647809.
Para Jacques Derrida, o pensamento metafísico ocidental se encontra alicerçado em uma lógica dual cujos polos se contrapõem e se excluem. Sua filosofia, por meio da desconstrução, busca abalar as estruturas desse pensamento - denominado por ele - logocêntrico. Para tal intento, suas proposições nos remetem a movimentos constantes na busca por significações sempre proteladas no jogo das diferenças e trazem em seu bojo a experiência da alteridade. Pina Bausch, através de suas peças, ao expor continuamente o corpo com suas potências e vulnerabilidades ao outro, convida-nos a adentrar em um jogo das diferenças. Em sua linguagem cênica, o ‘outro’ se coloca como condição sine qua non nesse jogo de múltiplos significados que finda por produzir e afirmar diferenças. Este artigo busca possíveis atravessamentos entre o movimento da desconstrução do filósofo Jacques Derrida e o processo criativo da bailarina e coreógrafa Pina Bausch no ‘Wuppertal Tanztheater’, a desestabilização da dualidade ao desfazer a fixidez da essência e propiciar significações outras.
Palabras clave : Derrida; Desconstrução; Pina Bausch; Processo Criativo.