Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
SANTOS, Vera Lucia Pontes dos y COSTA, Cleide Jane de Sá Araújo. Docência, formação e inovação: percursos interconectados na configuração do conhecimento pedagógico na educação superior. ETD [online]. 2018, vol.20, n.1, pp.210-233. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8649170.
Este artigo analisa o impacto de um curso e atualização profissional à ação pedagógica de professores universitários. O curso representa uma ação do programa de formação docente de uma universidade pública do Nordeste. O estudo tem o interesse de saber: como a formação continuada de professores recém-ingressos impactou a ação pedagógica em sala de aula? Referencia-se na abordagem qualitativa, delineada pelo estudo de caso, com foco na investigação do trabalho docente de um grupo de treze professores egressos do curso, na busca por indícios que legitimassem a aplicação de saberes e práticas derivados da referida experiência formativa. Estabelece-se interface com as teorias que abordam saberes da docência no ensino superior, processos formativos para a profissionalização docente e o potencial formativo dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Na análise da prática pedagógica do grupo de professores, os dados evidenciaram a aplicação de aspectos teórico-metodológicos que se configuram como saberes docentes inovadores, sinalizando uma crescente reconfiguração da ação pedagógica na educação superior. Desse modo, o estudo apresenta, portanto, aspectos didático-pedagógicos potencializados pela formação continuada e incorporados na ação docente de um grupo de professores universitários egressos.
Palabras clave : Educação Superior; Docência; Formação Continuada; Ação Pedagógica.