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ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
OLIVEIRA, Aurenéa Maria de; MIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de y SILVA, Maria Amanda Micaely Pinheiro da. QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ESPAÇO PÚBLICO EDUCACIONAL TENDO COMO EIXO DE DEBATE A DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO EM ESCOLAS DE RECIFE. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2018, vol.20, n.4, pp.864-886. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8647418.
Este artigo, oriundo dos resultados de pesquisa de iniciação científica realizada na UFPE (2015-2016), pesquisa esta, por sua vez, vinculada a projeto contemplado pelo Edital Universal do CNPq (chamada nº 14/2013), teve como objetivo examinar as falas de gestores, docentes da disciplina de Ensino Religioso (ER) e representantes das secretarias de educação municipal e estadual da cidade de Recife sobre questões de gênero e sexualidade, entrecruzando esse debate à presença ou não de um componente curricular que aborda religiões na escola pública. Assim, buscou-se compreender como são construídos discursivamente significados em torno das temáticas mencionadas, destacando o lugar que mulheres sexualmente marginalizadas como lésbicas, bissexuais e transexuais ocupam dentro das cosmologias religiosas trabalhadas na disciplina em questão. O trato do material, feito a partir de concepções teóricas de gênero e sexualidade pós-estruturalistas e de um exame metodológico apoiado na Análise de Discurso (AD) francesa, revelou a forte presença de um discurso que ao invés de propor o diálogo sobre as diferenças sexuais, opostamente, invisibiliza conteúdos sobre gênero e sexualidade nas aulas de ER, reforçando posturas estigmatizadoras e preocupantes, sobretudo nos dias atuais em que essas discussões correm o risco de não serem mais temas transversais nos espaços educacionais.
Palabras clave : Gênero; Sexualidade; Ensino Religioso em Escolas de Recife.