Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
RODRIGUES, Elisandro y SCHULER, Betina. MONTAGEM DO PENSAMENTO E DA ESCRITA ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO: CONVERSAÇÕES ENTRE DELEUZE E DIDI-HUBERMAN. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp.23-46. Epub 24-Oct-2018. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8650463.
Este artigo toma o conceito de montagem operado na filosofia e nas artes por Deleuze e Didi-Huberman, realizando certa extração para compor uma problematização da montagem do pensamento e da escrita em educação. Toma-se, assim, a montagem como procedimento filosófico, gesto político e criação artística. Quando escrevemos em educação, sobre educação, para educadores, produzimos imagens de pensamento por meio de tais produções. Interessa, então, apreender os funcionamentos desse conceito para operá-lo nos deslocamentos possíveis do que se pensa e se escreve em educação, em especial, na escrita acadêmica. Entendemos que tomar a escrita como montagem do pensamento poderia operar como certa problematização do pensamento dogmático em educação.
Palabras clave : Montagem; Pensamento; Escrita Acadêmica; Educação.