SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2CUANDO EL SUEÑO CESA Y LA ILUSION PSICOPEDAGOGICA INVADENOS, LA ESCUELA ENTRA EN CRISIS. ESBOZO COMPARATIVO ARGENTINA, BRASIL, FRANCIA¿SERÁ MISMO QUE EL MAGISTERIO ACTUAL ES FORMADO POR LA “SELECCIÓN DE LOS PÉSIMOS”? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

VASQUES, Carla  y  ULLRICH, Wladimir. CORRESPONDÊNCIAS SOBRE O OUTRO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.316-333.  Epub 19-Sep-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8653393.

O outro como tema na educação especial provoca um impasse no campo das licenciaturas. Algo no encontro com a deficiência causa estranhamento e essa não parece subsumida nem mesmo às diretrizes inclusivas. Buscamos compreender a perplexidade - ou mesmo a impossibilidade - envolvida no processo de tornar-se professor desse outro, quando a racionalidade moderna afirma um mundo dividido em dualismos e dicotomias. A fim de abrir espaço para a estranheza que precede e persiste na lição de nossos alunos, e divergindo de tal racionalidade, adotamos como referencial metodológico e teórico o ensaio O inquietante (1919), de Freud. A conversão freudiana ao literário justifica a escrita de uma carta como experiência formativa. Uma carta envolve a presença do outro, faz-se pela suposição de um interlocutor. Em resposta ao chamado por implicação, a correspondência se apresenta como possibilidade de uma racionalidade diversa na formação docente.

Palabras clave : Educação especial; Formação de professores; Licenciaturas; Modernidade; Psicanálise.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )