Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
COUTINHO, Luciana Gageiro. MAL-ESTAR NA ESCOLA O DISCURSO DOS PROFESSORES DIANTE DOS IMPERATIVOS EDUCATIVOS CONTEMPORÂNEOS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.348-362. Epub 19-Sep-2019. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8653274.
O presente artigo é oriundo de uma pesquisa em psicanálise e educação realizada no ambulatório infantojuvenil do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB-UFRJ), por meio de uma parceria entre a Faculdade de Educação da UFRJ e a Faculdade de Educação da UFF. Parte da constatação que as condições sociais que sustentam o laço educativo e a transmissão têm sofrido grandes transformações nas últimas décadas. Tece uma reflexão acerca do cenário contemporâneo, sobretudo à luz dos trabalhos sobre mal-estar docente em psicanálise e educação no contexto brasileiro. Visa mapear o mal-estar na escolarização de crianças e adolescentes, mais especificamente a partir do discurso de educadores. Encontra nos ideais de aluno e de educação aspectos importantes para a análise do mal-estar.
Palabras clave : Psicanálise; Educação; Mal-estar; Professores; Ideais.