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ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
SANTOS JUNIOR, José da Silva; MAGALHAES, Ana Maria da Silva y REAL, Giselle Cristina Martins. A GESTÃO DA EVASÃO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS: DA GRADUAÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp.460-478. Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654823.
O processo de expansão da educação superior no Brasil contemplou nas últimas décadas tanto a graduação como a pós-graduação, com a entrada de número significativo de mais estudantes em ambos os níveis. Contudo, problemáticas ainda não solucionadas compõem a agenda dos gestores educacionais, representando desafios para a educação superior no que se refere à permanência do estudante no curso de ingresso. A evasão universitária é uma delas, representando perdas para todo o sistema educacional brasileiro, incidindo ainda na sociedade, uma vez que há recursos públicos investidos. O objetivo do artigo é analisar quais foram as ações de combate à evasão na graduação e na pós-graduação stricto sensu desenvolvidas no Brasil a partir dos órgãos gestores centrais da educação superior. A investigação é quanti-qualitativa, analisando-se pesquisas já produzidas sobre o tema, documentos e dados estatísticos obtidos a partir de sites oficiais do Inep e da Capes. Verifica-se que as ações governamentais de combate à evasão, embora centralizadas nos órgãos gestores nacionais, tiveram rumos diferenciados para a graduação e a pós-graduação stricto sensu. Para o caso da graduação, as ações tiveram seu foco na implementação de políticas de assistência estudantil, não se sabe quais as limitações dessas políticas, tendo em vista a diversidade de questões que envolvem o tema da evasão e da permanência na educação superior, cuja discussão é necessária para fortalecer o processo de expansão em curso e aprimorar seus mecanismos de gestão.
Palabras clave : Evasão; Políticas educacionais; Graduação; Pós-Graduação.