Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
CHARTIER, Anne-Marie. AS DISCIPLINAS ESCOLARES: ENTRE CLASSIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS E HIERARQUIA DOS SABERES. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.4, pp.812-819. Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8660167.
Para representar a multiplicidade unificada do conhecimento, os enciclopedistas conceberam a "árvore do conhecimento". O percurso, do tronco aos melhores ramos, ordena, ao mesmo tempo, as áreas de conhecimento, os níveis de especialização e as etapas do currículo, da escola à universidade. De fato, apesar de seus rótulos estáveis (matemática, história), disciplinas, conhecimentos e ciências estão sujeitos a restrições e lógicas heterogêneas, mas a imagem da árvore que habita nosso inconsciente escolar torna outras possíveis classificações disciplinares quase "impensáveis"
Palabras clave : Disciplinas escolares; Árvore do conhecimento; Classificação científica; Escola primária; Professor.