Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
COSTA, Ana Carolina Brambilla y WUNDER, Alik. ENCONTROS COM-FABULATÓRIOS: CRIAÇÕES IMAGÉTICAS EM VENTOS INDÍGENAS E AFRO-BRASILEIROS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.4, pp.990-1009. Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8655544.
A partir das demandas da lei nº 10.639/03, alterada pela lei 11.465/08, este texto articula experiências de encontros entre educação (básica e superior), artes e culturas indígenas e afro-brasileiras, proliferando pensamentos sobre as relações étnico-raciais na convivência escolar e universitária, sobre as dobras epistemológicas e estéticas que esses encontros possibilitam. Essas experiências ocorreram em oficinas realizadas em uma escola de educação do interior de São Paulo e em encontros de criação imagética com estudantes do Ensino Superior da Universidade Estadual de Campinas (SP). Parte-se do conceito de coisa do antropólogo Tim Ingold (2012), e se aposta na criação imagética e na potência do encontro com imagens artísticas que reverberam as culturas indígenas e afro-brasileiras para mobilização de pensamentos sobre educação e relações étnico-raciais. Interessa-nos desdobrar a legislação que baliza as questões étnica e raciais na educação e fabular com essas imagens de artes-áfricas, artes-indígenas, seguindo com elas em fluxos criativos, para nos deixar afetar, pensar, cantar, perambular e rir nos currículos-cotidianos da educação básica e superior.
Palabras clave : Educação; Imagem; Povos indígenas; Culturas afro-brasileiras.