Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
GRANDA, Fernando Henao y CARO, María Alejandra Taborda. DA PAISAGEM GEOGRÁFICA À PAISAGEM CINEMATOGRÁFICA E À EDUCAÇÃO: “AS VIAGENS DO VENTO”. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.2, pp.448-466. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v23i2.8661513.
Apresenta-se uma reflexão sobre o impacto da conexão entre educação e cinema, por meio da análise do filme “As viagens do vento”. Em primeiro lugar, apontam-se as diversas manifestações instrumentalizadas da relação didática e da linguagem cinematográfica. As principais contribuições referentes ao cinema como linguagem em si são apresentadas a seguir, a partir de três possibilidades: registro de uma época, registro de sentimentos e potencialidades para o pensamento. Uma última seção, de conteúdo mais analítico, aborda o problema gerado pela falta de conexão entre o cinema colombiano e a escola e as possibilidades da paisagem geográfica como categoria analítica para a compreensão do filme proposto.
Palabras clave : Educação; Cinema; Instrumentalização; Pensamento; Paisagem.