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Revista e-Curriculum
versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
COLASANTO, Cristina Aparecida. A criança protagonista no currículo e na própria avaliação: uma pesquisa-ação realizada em duas escolas municipais de educação infantil de São Paulo. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.1, pp.332-356. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i1p332-356.
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Doutorado sobre a elaboração de relatórios de avaliação de duas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), localizadas na cidade de São Paulo, cujo objetivo foi investigar o registro da participação das crianças nesses documentos. A criança é concebida como ator social, propondo que suas experiências constituam o centro do planejamento e que a proposta curricular inclua a participação da criança. São abordados os procedimentos mais utilizados em avaliação com crianças, como a observação e registros escritos. A pesquisa foi desenvolvida seguindo a metodologia de pesquisa-ação, em que o pesquisador e os participantes propõem intervenções sobre a realidade, indo além da descrição e observação do campo de estudo. Os resultados revelam que na escrita do relatório, a criança torna-se o sujeito principal, resgatando assim suas falas, ações, interações e o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, desvelando a proposta curricular da EMEI. Em avaliação, as entrevistas com as crianças indicam o que elas pensam sobre os projetos e atividades desenvolvidas por elas na escola, proporcionando assim, o autoconhecimento. Verifica-se que a opinião da criança pode trazer à prática docente o replanejamento das atividades.
Palabras clave : Avaliação; Currículo; Educação Infantil.