Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
FELDMANN, Marina Graziela; MASETTO, Marcos Tarciso y FREITAS, Silvana Alves. Formação inicial de educadores: currículo, trabalho pedagógico e inovação. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.3, pp.1130-1150. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i3p1130.
O texto tem como intuito compreender a articulação existente entre formação e currículo através do trabalho pedagógico e da inovação. Para tanto, apresenta os resultados de estudos realizados pela Linha de Pesquisa Formação de Educadores do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Esses estudos estão orientados pela constante indagação: Como acontece a integração da formação de educadores com o currículo e suas inovações curriculares? A articulação entre currículo e formação dos educadores traz à tona toda sua complexidade com foco no desafio de se apontar a relação histórica e social existente entre as transformações da sociedade contemporânea e os novos compromissos educacionais emergentes de tal contexto. Procuram-se propostas inovadoras no espaço de investigação sobre arquiteturas curriculares diferenciadas e suas concepções e sobre o trabalho pedagógico delas decorrentes que possibilitem o redesenho da formação inicial e continuada de educadores para a educação na contemporaneidade.
Palabras clave : Currículo; Formação Inicial e Continuada de Educadores; Trabalho Pedagógico Curricular; Propostas Curriculares Inovadoras de Formação.