Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
PALANCH, Wagner Barbosa de Lima y PIRES, Célia Maria Carolino. UM PANORAMA DAS PESQUISAS CENTRADAS NOS CURRÍCULOS PRATICADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PERÍODO DE 1987 A 2012. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.1, pp.51-78. Epub 05-Ago-2019. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p51-78.
Neste artigo, nosso objetivo é refletir sobre as pesquisas centradas nos Currículos Praticados na Educação Matemática expressos nas teses e dissertações produzidas no período de 1987 a 2012, de forma a compreender a configuração desta temática no campo da Educação Matemática brasileira e o que se tem produzido sobre os currículos em ação e os currículos realizados. Metodologicamente, assume-se como uma investigação dentro da abordagem qualitativa de caráter interpretativo e do tipo estado da arte com a utilização da Análise Textual Discursiva para a construção dos metatextos que emergem das leituras dos trabalhos analisados. Os resultados apontam que mesmo a Matemática e as questões curriculares sendo utilizadas em diferentes campos e por pesquisadores que apresentam formações distintas, averiguamos a importância da Matemática como uma área que favorece a formação do sujeito como um ser social e o desenvolvimento educacional. Por proporcionar ao estudante expor seus pensamentos e repertórios, respeitando o repertório de cada indivíduo, ela permite apreender novos conhecimentos, valorizando a diversidade, pois é justamente esta última que enriquece o seu campo.
Palabras clave : Currículos em Ação; Currículos Realizados; Educação Matemática; Currículos de Matemática.