Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
CABRAL, Lucas Munhoz y JORDAO, Rosana dos Santos. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CIÊNCIAS E MULTICULTURALISMO. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.1, pp.111-136. Epub 30-Sep-2020. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p111-136.
A Base Nacional Comum Curricular - BNCC é o documento que concretiza a atual política curricular no Brasil, por meio da seleção de um conjunto de aprendizagens essenciais à formação básica. Dada a sua relevância educacional, analisamos a versão final desse documento, publicada em 2018, com o objetivo de verificarmos se elementos do multiculturalismo estão contemplados em seu texto geral e na parte específica da área de Ciências da Natureza. Para tanto, foram selecionados excertos que fazem menção a fundamentos éticos e a tratamentos direcionados à pluralidade, e foi feita a análise das habilidades designadas para a área das Ciências da Natureza do Ensino Fundamental I e II. Como resultado, identificamos que, embora a BNCC utilize argumentos pautados na defesa da igualdade de direitos às diversidades, apenas 1% das habilidades para as Ciências utilizam verbos associados à aprendizagem de valores. Além disso, a presença de habilidades potencialmente associadas ao multiculturalismo foi considerada reduzida e, em certos casos, superficial. Essa participação tímida do multiculturalismo na Base é um resultado preocupante, revelando o quão distante estamos de abordarmos o pluralismo além de um mero acordo moral.
Palabras clave : Base Nacional Comum Curricular; Multiculturalismo; Currículo; Ensino de Ciências da Natureza; Políticas educativas.