Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
SPOTTI, Carmem Véra NUNES y BRANDIM, Maria Rejane Lima. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E INTERCULTURALIDADE: REFLEXÕES SOBRE ASPECTOS MULTIÉTNICOS DO ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1178-1196. Epub 01-Dic-2020. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1178-1196.
Os aspectos multiétnicos e multilinguísticos presentes nas salas de aula tornam o ensino e a aprendizagem dos diversos conteúdos curriculares um desafio pedagógico para os professores do Estado de Roraima. A partir de uma pesquisa bibliográfica, cujas principais referências são Weissmann (2018), Feldmann (2009), Moreira e Candau (2007), Candau (2000), Perez Gómez (2000), MacLaren (1997), identificamos que as características das escolas de Roraima são um lócus importantíssimo para o reconhecimento do impacto da diversidade cultural e linguística no trabalho dos professores e que a formação inicial desse profissional não é suficiente para que ele possa dar conta desse desafio. Este artigo visa o debate sobre a formação continuada de professores na perspectiva da interculturalidade, que é essencial para que eles possam identificar, reconhecer e trabalhar com a diversidade presente em suas salas de aula.
Palabras clave : Diversidade linguística; Formação continuada; Interculturalidade.