Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
FURTADO, Leticia dos Santos y CARMO, Eraldo Souza do. PARA UMA PEDAGOGIA CULTURAL: O CURRÍCULO E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO RIBEIRINHA NA AMAZÔNIA. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1712-1732. Epub 20-Ene-2021. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1712-1732.
É abordada a relação entre currículo e cultura, dentro do contexto educacional, desenvolvida nas escolas ribeirinhas na Amazônia. Para tanto, foi realizada uma análise sobre as concepções do currículo e as relações de aspectos culturais das populações do campo e análise bibliográfica, para compreender como se constituem as noções de cultura nas práticas curriculares na educação do campo. Pretendeu-se identificar os problemas, as necessidades, as dimensões (em particular a cultural) e as perspectivas que se impõem sobre a materialidade do currículo das escolas do campo e que contemplam as especificidades dos saberes culturais das populações da Amazônia. Essa pesquisa visa contribuir com as discussões a respeito das práticas desenvolvidas pelos professores de turmas multisseriadas de escolas ribeirinhas, que dispõem de saberes socioculturais seculares da região amazônica e de conhecimentos escolares, de modo que o estudo colabore para a valorização da identidade e da diversidade sociocultural dessa região.
Palabras clave : Escolas Ribeirinhas; Currículo; Cultura.