Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
MEYER, Patricia y VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos. COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS ONLINE EM PROL DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1835-1856. Epub 20-Ene-2021. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1835-1856.
Este estudo analisa como o compartilhamento de experiências de sala de aula, entre professores universitários, por meio da Internet, pode potencializar o desenvolvimento profissional docente e atuar como elemento favorável ao desenvolvimento do currículo em cursos de graduação. O estudo, do tipo grounded theory, compreendeu a aplicação de entrevistas abertas com 32 professores universitários. Eles reconhecem a contribuição do compartilhamento de experiências para o desenvolvimento profissional docente e valorizam sua operacionalidade por meio de digital storytelling, desde que sejam respeitados os fatores que tornam esta prática confortável. As narrativas digitais potencializam o desenvolvimento profissional, influenciam a dimensão pessoal e colaboram para a efetivação de objetivos de aprendizagem de diferentes componentes curriculares presentes em projetos pedagógicos de cursos de graduação.
Palabras clave : Graduação; Desenvolvimento profissional; Formação docente; Professor universitário.