Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
COSTA, Patrícia Furtado Fernandes y MACHADO, Lucília Regina de Souza. O OLHAR SOCIOLÓGICO COMO PILAR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.348-367. Epub 10-Mayo-2021. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p348-367.
O problema que motivou a elaboração deste artigo diz respeito à necessidade de analisar como a disciplina de Sociologia ou seus componentes podem possibilitar a integração de conteúdos de cursos técnicos e do Ensino Médio geral, ou seja, se eles detêm alguma especificidade no contexto da modalidade educacional do Ensino Médio Integrado e o que ela significa. Tal exame justificou-se pela premência na definição de estratégias que contribuam para a superação da dualidade estrutural do ensino brasileiro e a formação integral do aluno. Responder a essa indagação é o objetivo deste texto, o que demarca seu caráter propositivo. Para tanto, valeu-se de uma pesquisa de revisão teórica e outra, com docentes de Sociologia de Institutos Federais, de abordagem empírica. O principal resultado dessa análise diz respeito à importância da especificidade do olhar sociológico como elemento de conexão dos conteúdos dos cursos técnicos e do Ensino Médio. O desenvolvimento desse olhar na atividade pedagógica de professores e na aprendizagem dos alunos remete ao exercício do estranhamento, da desconfiança e da dúvida, dando vez às necessárias contextualização e desnaturalização de conceitos, comportamentos e práticas sociais.
Palabras clave : Ensino Médio Integrado; Ensino de Sociologia; Olhar sociológico; Educação Profissional.