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Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
NUNES, Mário Luiz Ferrari. O DISPOSITIVO CURRÍCULO: A PRODUÇÃO DO SUJEITO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.2, pp.659-681. Epub 30-Ago-2021. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p659-681.
A globalização e a hegemonia neoliberal incidem na criação de estratégias que visam governar as populações diante das novas configurações do Estado. Tal fato se acirra ao expormos a formação do docente, pois ele é responsável pelas novas gerações. Nesse quadro, este trabalho examinou os regimes discursivos presentes no currículo da Licenciatura em Educação Física, que produzem a sua identidade, a do docente e a da prática pedagógica. Foram realizadas entrevistas narrativas com docentes em atuação. Analisamos o material empírico produzido a partir da noção de governamentalidade, formulada por Michel Foucault. Os resultados indicam que o dispositivo currículo não oferece condições para que o docente perceba que é formado por ordens discursivas diversas e consolida formas de pensar e fazer a docência em Educação Física que favorecem a governamentalidade neoliberal.
Palabras clave : Currículo; Educação Superior; Educação Física; Governamentalidade.