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Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
COSTA-RENDERS, Elizabete Cristina; GONCALVES, Maria Aparecida Nascimento y SANTOS, Marcela Herrera dos. O DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM CURRICULAR NA ESCOLA INCLUSIVA. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.2, pp.705-728. Epub 30-Ago-2021. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p705-728.
Aproxima duas pesquisas que trabalharam a teoria de currículo em interface com a inclusão escolar. Faz uso da metodologia da revisão integrativa, tendo como base teórica o paradigma da inclusão, o currículo narrativo e o design universal para aprendizagem (DUA). Tem como pergunta: como os três princípios do DUA podem contribuir para a abordagem inclusiva em escolas brasileiras? Metodologicamente, o tratamento analítico do material recolhido se deu por meio de um inventário DUA, com o objetivo de aproximar os princípios do design universal para aprendizagem da discussão do currículo acessível. Os resultados apontaram para a maior narratividade, abertura e flexibilidade curricular no sentido do alargamento do grau de influência dos estudantes no currículo. Isso é relevante para o engajamento dos aprendizes, pois respeita a variabilidade das redes neurais de aprendizagem. Insere-se no âmbito do projeto regular N. 2017/20862-8, FAPESP.
Palabras clave : BNCC; Currículo acessível; Design universal para aprendizagem; Educação especial; Educação inclusiva.