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Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
BURIGO, Elisabete Zardo. Quando os números falam mais alto:. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.4, pp.1513-1541. Epub 12-Abr-2022. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1513-1541.
As políticas curriculares que atribuem centralidade à Matemática e a Língua Portuguesa são reforçadas em tempos de pandemia. O texto busca retraçar os caminhos pelos quais essa centralidade vem sendo imposta e legitimada, e como tem sido recebida por parte da comunidade de educadores matemáticos. A discussão é construída a partir de documentos oficiais emanados desde os anos 1990, de anais de eventos e de textos e depoimentos orais de educadores matemáticos. Observa-se que as noções de qualidade do ensino, desenvolvimento de competências e resolução de problemas são mobilizadas nos discursos oficiais com significados deslizantes que favorecem o seu consentimento por parte de educadores matemáticos. Frente aos discursos que prometem elevar a qualidade do ensino pelo foco em aprendizagens consideradas essenciais, os questionamentos são incipientes.
Palabras clave : Ensino de matemática; Currículo; Qualidade; Avaliação; Políticas educacionais.