Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
SANCHEZ, Janina Moquillaza; GUTIERREZ, María Flores y HUAMANI, Oscar Gutiérrez. Currículo e crise epistemológica cultural:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.1, pp.217-237. Epub 06-Mayo-2022. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p217-237.
Diante da epistemologia cultural racionalista, pragmática, das pesquisas em educação no Peru, objetivamos analisar e refletir sobre o “Proyecto Educativo Nacional al 2036”. O problema: manter currículo nacional excludente, alienado da relação escola-sociedade e da filosofia ancestral andina, mantendo conflitos éticos e de identidade. Perguntamos: O “PEN al 2036” reconhece a necessidade de mudança epistemológica cultural? Recorremos a teorias de Bachelard, Jung, Giroux, Morin, à teoria e metodologia hermenêutica cultural de Gilbert Durand. Os resultados mostram pesquisas alheias à conscientização de responsabilidades sociais e escolhas éticas dos educadores. Propomos formar pesquisadores da ciência qualitativa holística e o Allin kawsay.
Palabras clave : PEN al 2036; epistemologia cultural; política pública do Allin kawsay.