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Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
CRUZ, Marcelly Machado y SILVEIRA, Éder da Silva. Atravessamentos moderno/coloniais no currículo:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.552-571. Epub 21-Nov-2022. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p552-571.
Neste artigo, busca-se identificar e analisar as manifestações da matriz colonial de poder no currículo de um curso de graduação em Relações Internacionais no estado do Rio Grande do Sul-Brasil. Realiza-se uma análise crítica e qualitativa do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) a partir de interlocuções teóricas entre currículo e de(s)colonialidade à luz da Análise Textual Discursiva. Argumenta-se que, na modernidade/colonialidade, o currículo se constitui também como dispositivo colonial de regulação e controle. As colonialidades do ser, do poder e do saber nele se manifestam e orientam sua dimensão prescrita, real e oculta. A análise reconhece que a universidade incorpora e reproduz o paradigma da modernidade, reforçando essas colonialidades no e por meio do currículo.
Palabras clave : currículo; decolonialidade; matriz colonial de poder; relações internacionais.