Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
PAULO, Fernanda dos Santos y TESSARO, Mônica. Paulo Freire nos grupos de pesquisa da área de Educação do CNPq a constituição de redes de sociabilidade intelectual. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.759-782. Epub 21-Nov-2022. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p759-782.
O estudo tem por objetivo identificar e analisar a presença de Paulo Freire nos grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos do CNPq, vinculados na área da Educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa bibliográfica. Dezesseis grupos de pesquisa estão compondo nossa amostra. Os dados oportunizaram a compreensão a respeito da configuração dos temas de pesquisa, e, ainda, foi possível verificar quais grupos constituem redes de sociabilidade entre si. Nesse sentido, a presença de Paulo Freire é representada por dois temas centrais: formação de professores e práticas pedagógicas. Além desses temas centrais, localizamos quatro elementos que os conectam ao pensamento freiriano, a saber: epistemológico, político-pedagógico, ético e metodológico.
Palabras clave : Paulo Freire; grupos de pesquisa; redes de sociabilidade.