SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Género, sexualidades y educación: escenario de las políticas educativas sobre los derechos sexuales y reproductivos de jóvenes y adolescentesJuventud y apoyo social: una mirada a las redes sociales de los estudiantes de Pará índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

MARQUES, Circe Mara; CARON, Lurdes  y  CRUZ, Adriane Alves da. Inclusão da criança com deficiência no ensino regular: olhar das famílias sobre a inclusão na escola. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2013499.  Epub 26-Mar-2020. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.13499.012.

Este artigo apresenta o olhar das famílias de crianças com deficiência sobre seu próprio filho e sobre o processo de inclusão no ensino regular. Participaram do estudo cinco representantes de famílias de crianças com deficiência, matriculadas nos anos iniciais de escolas públicas de uma cidade do Centro-Oeste catarinense. Os dados foram produzidos a partir de entrevistas e visitas domiciliares. Os resultados mostraram que as famílias têm expectativas positivas com relação a seus filhos e consideram que as escolas vêm atendendo satisfatoriamente às demandas do processo de inclusão. Contudo, apontaram a formação de professores, o rodízio de profissionais e o tempo de Atendimento Educacional Especializado como aspectos a serem melhorados.

Palabras clave : Família; Inclusão; Ensino Regular.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )