Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de. Novos paradigmas: pontes entre o mal-estar e o bem-estar docente. Linhas Críticas [online]. 2012, vol.18, n.36, pp.433-453. ISSN 1981-0431.
Este artigo propõe uma análise sobre processos de formação docente em relação com trajetórias de professores de escolas públicas e processos de emancipação. Apresenta uma reflexão sobre a lógica do ambiente escolar, o distanciamento e o envolvimento entre professores e alunos. Traz uma discussão sobre identidade profissional docente, profissionalização e participação em sindicatos e associações. Analisa a fragilidade associativa, discute a desvalorização docente nos documentos oficiais e na mídia como geradoras do mal-estar docente e as pontes para o bem-estar a partir das relações formação e emancipação.
Palabras clave : Professores; Mal-Estar; Bem-Estar; Emancipação.