Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
BROD, Fernando Augusto Treptow y RODRIGUES, Sheyla Costa. Conhecimentos específicos mediados pedagogicamente na educação a distância do programa e-Tec Brasil. Linhas Críticas [online]. 2013, vol.19, n.40, pp.609-629. ISSN 1981-0431.
O artigo apresenta uma pesquisa sobre o processo de apropriação e mediação pedagógica realizado a distância pelos professores tutores, envolvendo os conhecimentos específicos de uma disciplina em um programa de educação a distância profissionalizante, apoiado pelas tecnologias digitais. O estudo analisou o conversar dos professores tutores com os estudantes e usou a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, de Lefèvre e Lefèvre, mostrando que práticas pedagógicas que privilegiam o “saber fazer”, devidamente acompanhadas pelos professores pesquisadores, favorecem o aprendizado de conteúdos específicos ao proporcionar uma mediação colaborativa entre professores tutores e estudantes.
Palabras clave : Educação a Distância; Mediação Pedagógica.