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Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
RIGO, Neusete Machado y NAUJORKS, Maria Inês. A produtividade da racionalidade neoliberal na inclusão escolar: a história de Lucas. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.47, pp.210-228. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.2015/lcv22n47.210.
Este artigo apresenta uma reflexão sobre o processo inclusivo de um menino com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Quanto à metodologia, trata-se de uma abordagem qualitativa, utilizando-se da observação participante e de uma entrevista com questões abertas. A reflexão proporcionada por meio deste trabalho nos leva a compreender que as atuais políticas educacionais brasileiras, ao serem propositivas para a efetivação da inclusão das crianças com deficiências nas escolas comuns, ao mesmo tempo em que estão determinadas a garantir-lhes o direito à educação, também não deixam de estar afetadas pelos propósitos do neoliberalismo na produção de sujeitos competitivos e empreendedores de si.
Palabras clave : Inclusão Escolar; Neoliberalismo; Capital Humano.