Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
ALHEIT, Peter y HERNANDEZ-CARRERA, Rafael M.. La doble visión de la educación permanente: dos perspectivas analíticas. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e19170. Epub 21-Dic-2018. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19170.
Nos últimos anos se desenvolveu um debate sobre o conceito de Educação Permanente. Muitas vezes operou-se uma redução funcionalista, ainda que tenha conseguido relacionar com os processos de educação formal, como não formal e informal. Constatamos como a educação ao longo da vida instrumentaliza e emancipa ao mesmo tempo, isso nos permitiu nossa aproximação desse conceito em uma dupla perspectiva. A primeira está dedicada a explorar os recursos econômicos e culturais nas sociedades ocidentais. A segunda é uma visão mais centrada na ciência da educação, nos atores sociais individuais e em sua biografização. Este trabalho se ocupa das tensões que se dão entre estas duas perspectivas.
Palabras clave : educação permanente; educação ao longo da vida; formação continuada; educação de adultos.; biografização.