Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
SOUSA, Clara Maria Miranda de; RIBEIRO, Marcelo Silva de Souza y SANTOS, Tamires de Lima Sousa. Experiência de autocuidado nos processos formativos: uma análise fenomenológica hermenêutica. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e18984. Epub 15-Nov-2018. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18984.
O artigo relata a experiência de estudantes envolvidos em um projeto que tem como foco o autocuidado, visando, por meio deste, a promoção da saúde dos docentes de uma rede municipal de ensino. Antes de irem a campo, os estudantes vivenciaram formações relacionadas ao autocuidado, elaborando experiências e saberes implicados no processo. Com essa perspectiva, percebe-se que uma preparação prévia no aspecto formativo, ao desenvolver projetos sobre cuidado, se mostra uma possibilidade de exercitar maneiras diversificadas de preocupação e ocupação consigo mesmo, assim como de formar aprendizes críticos e reflexivos, para uma atuação mais consciente e significativa.
Palabras clave : Experiência; Formação; Autocuidado.