Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
GOMES, Lisandra Ogg; CORREIA, Maria Aparecida Antero y MESSETTI, Giuseppina. Itália e Brasil em isolamento: contexto para silenciamento das crianças pequenas?. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e33954. Epub 24-Nov-2020. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33954.
Para a infância e as crianças, sobretudo as pequenas, o isolamento e seu silenciamento são constantemente prescritos, dada sua condição de minoria social, algo que é ampliado em momentos de crise. Isso ocorreu na crise pandêmica, as crianças da Itália e do Brasil foram isoladas e, tanto aqui como lá, as escolas de educação infantil foram fechadas. A partir de dados documentais e da produção acadêmica, o objetivo deste artigo é apresentar um panorama deste momento e as diferenças entre os procedimentos adotados nos dois países, considerando o sistema italiano de Early childhood education and care (ECEC) e a educação infantil brasileira.
Palabras clave : Crise; Isolamento; Educação Infantil na Itália e no Brasil; Políticas Públicas.