Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
LABATUT PORTILHO, Evelise Maria y COSTA BROJATO, Henrique. Metacognição e Ensino Superior: o estado do conhecimento de 2016 a 2020. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e35444. Epub 26-Mar-2021. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35444.
Objetivamos compreender de que forma a metacognição é abordada em pesquisas sobre o ensino superior no período de 2016 a 2020. Foram categorizados 306 resumos de publicações na plataforma ERIC e 17 no Catálogo de Teses e Dissertações CAPES. O tipo de publicação mais utilizada foi artigo; o país que mais produziu sobre o tema foram os Estados Unidos; o ano com maior número de publicações foi 2019; foram identificadas 6 categorias, onde “Metacognição como suporte para ensino e aprendizagem” obteve o maior número de estudos (38%). Consideramos que a metacognição possui grande relevância em estudos sobre ensino superior e a importância de estudos de tipo estado do conhecimento com esse enfoque.
Palabras clave : Metacognição; Ensino Superior; Estado do Conhecimento.