Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
PLEZ, André y MORETTO, Milena. Uma análise benjaminiana da entrevista narrativa com professores: retomando a experiência. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36158. Epub 22-Abr-2021. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36158.
Este artigo tem como objetivo analisar, a partir da entrevista narrativa de dois professores da área de linguagens do Instituto Federal de São Paulo, como estes retomam o saber da experiência a partir da narração de suas histórias de vida, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Para isso, pautamo-nos na filosofia de Walter Benjamin sobre a experiência expropriada e utilizamos as considerações do método (auto)biográfico para produção dos dados. Nossas análises ressaltam que o ato de narrar possibilitou a eles a percepção de si e do outro no processo de constituição docente, bem como a significância dos saberes advindos da experiência.
Palabras clave : Educação; Narrativa; Saber da experiência; Constituição do sujeito professor.