Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
AQUINO, Thaís Lobosque y OLIVEIRA, Keyla Andrea Santiago. Totalitarismo epistemológico vs saber sensível na escola a partir do filme Druk. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e41203. Epub 17-Mar-2022. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc28202241203.
Este ensaio busca desenvolver uma discussão estético-crítica acerca do totalitarismo epistemológico da razão instrumental presente em uma escola ficcional representada no filme Druk - Mais uma rodada (Vinterberg, 2020). Enfatizando a falta de saberes sensíveis no âmbito educativo em questão, dedicamo-nos a perscrutar sonora e imageticamente a obra cinematográfica, a partir da metodologia da análise fílmica, tendo como arcabouço teórico autores da Teoria Crítica. Concluímos que, apesar das circunstâncias inaugurais na escola dinamarquesa nos remeterem à construção de saberes aparentemente inovadores, em seu cerne conservavam opacidade e submissão a epistemologias tradicionais e totalitárias.
Palabras clave : Epistemologia; Teoria Crítica; Escola; Cinema.