Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
FREITAS, Ana Lúcia Souza de y MACHADO, Maria Elisabete. Formação com educadores/as e os desafios da práxis da educação popular na universidade. Educação. Porto Alegre [online]. 2010, vol.33, n.02, pp.137-144. ISSN 1981-2582.
O artigo retoma e contribui para a atualidade do tema da refundamentação da Educação Popular (EP). Analisa o potencial transformador da EP como base da formação inicial de educadores/as e propõe a expressão formação com educadores/as para enfatizar a reciprocidade das aprendizagens que se realizam diante das peculiaridades de um Projeto Pedagógico de Curso fundamentado nesta perspectiva. Põe em diálogo as referências de Paulo Freire e Boaventura de Sousa Santos para enfatizar a validade epistemológica do saber da experiência e propor a ecologia de saberes como uma alternativa à monocultura do saber e do rigor. Aprender a partir da escuta dos educandos é um caminho que se anuncia para a refundamentação da EP e para a sua práxis no contexto da Universidade.
Palabras clave : Educação Popular; Formação com Educadores/as; Ecologia de Saberes.