Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
MENEZES, Magali Mendes de. Nos interstícios da cultura: as contribuições da filosofia intercultural. Educação. Porto Alegre [online]. 2011, vol.34, n.03, pp.324-329. ISSN 1981-2582.
O presente trabalho tem como objetivo refletir a importância da Interculturalidade no campo da educação. Aprofunda-se, desse modo, o conceito de cultura em diferentes autores para, a partir do pensamento do filósofo cubano Raúl Fornet-Betancourt, refletir as contribuições da filosofia intercultural na educação. Quando pensamos desde os interstícios da cultura intencionamos provocar a reflexão para um tema que parece ter sido tão discutido por diferentes áreas do conhecimento, inclusive pela própria Educação. Contudo, pensar a cultura dentro do atual contexto em que vivemos nos exige fundamentalmente compreender a complexidade das relações entre as diversas culturas. A interculturalidade se apresenta assim como uma exigência ética de reconhecimento do outro onde o diálogo torna-se um exercício de justiça.
Palabras clave : Interculturalidade; Filosofia Intercultural; Educação; Diálogo.