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Educação
versión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
MACIEL, Adriana Moreira da Rocha; ISASAIA, Silvia Maria de Aguiar y BOLZAN, Doris Pires Vargasas. Repercussões da ambiência no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.02, pp.181-190. ISSN 1981-2582.
A pesquisa relatada tem como tema central analisar as repercussões da ambiência no desenvolvimento profissional dos professores de licenciatura atuantes em uma universidade comunitária, considerando o tempo de experiência e etapas da adultez. O processo da pesquisa foi orientado pela autorreconstrução biográfica mediante narrativa oral e análise textual discursiva. Decorrem três eixos interpretativos: experiências significativas como pessoa e profissional em formação permanente; meios e estratégias que permitiram o ingresso e credenciaram o docente para atuar no ensino superior; experiências significativas na trajetória docente nos ambientes acadêmicos. Estes remetem ao constructo da ambiência docente como unidade dialética que traduz o impacto das condições objetivas, subjetivas e intersubjetivas sobre a docência e, consequentemente, sobre o desenvolvimento profissional dos professores.
Palabras clave : Ambiência Docente; Desenvolvimento Profissional Docente; Docência na Educação Superior; Reconstrução Autobiográfica.