Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
WERLE, Flávia. Pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.03, pp.424-433. ISSN 1981-2582.
Estudo analisando as possibilidades de, na área de Educação, processar-se uma interlocução com sentido de diálogo, compartilhamento e reciprocidade, entre a pós-graduação e a Educação Básica. Sugere cinco eixos de abordagem da temática: (a) quem são os envolvidos na interlocução, (b) os espaços e tempos para a sua ocorrência, (c) os recursos, instrumentos e meios de iniciar, desenvolver e sistematizar a interlocução, (d) as finalidades da interlocução, bem como (e) as conflitualidades que perpassam os campos em que os interlocutores se encontram. Estes eixos não se apresentam como subtítulos, mas perpassam todo o texto que, na primeira parte, decorre da análise de um documento redigido pelos próprios programas de pós-graduação em educação da região sul, qual seja a proposta do programa no item “articulação com a graduação” e, na segunda parte, reflete acerca de dois espaços privilegiados de interlocução com a Educação Básica, quais sejam a sala de aula e os grupos de pesquisa.
Palabras clave : Pós-Graduação; Articulação Entre Níveis de Ensino; Educação Básica; Pesquisa; Ensino.