Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
HAGEMEYER, Regina Cely de Campos y GABARDO, Cleusa Valério. Docência e práticas catalisadoras: possibilidades entre as influências das mídias digitais e valores humano-sociais. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.01, pp.52-62. ISSN 1981-2582.
Apresenta-se neste artigo a pesquisa sobre um grupo representativo de seis professores de escolas públicas de Curitiba, definidos por Hagemeyer como professores catalisadores que compreendem e identificam os novos valores gerados pela cultura das mídias digitais em estudantes da escola atual, objetivando identificar novas lógicas e possibilidades presentes nas referidas práticas. Situa-se o lugar de onde falam os professores, no panorama pós-moderno de mudanças contemporâneas que interferem na docência e nos cursos de Pedagogia, com base em Costa, Hall e Giroux, para retomar os conceitos de sujeito, subjetividade e ética, com apoio teórico de Foucault e Guattari. Foram identificados, nas práticas pesquisadas, referenciais que resgatam os valores dos estudantes, articulando-os a valores humano-sociais. Tais reflexões apontam aos cursos de formação docente uma ampliação de estudos e pesquisas sobre o trato dos valores das culturas jovens que decorrem das mídias digitais.
Palabras clave : Docência; Práticas Catalisadoras; Valores Humano-Sociais.