Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
MERCON, Juliana. Construindo novos possíveis a partir da articulação entre resiliência, aprendizagem social e sistema escolar. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.1, pp.105-112. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.21407.
Neste artículo, algumas articulações entre a perspectiva sistêmica da resiliência, a noção de aprendizagem social e o contexto escolar são exploradas como campo fértil do qual emergem novas e significativas possibilidades teóricoprácticas. A primeira destas possibilidades corresponde à transição de um enfoque linear e reducionista centrado no desenvolvimento económico a uma abordagem sistêmica que prioriza a resiliência sócio-ecológica. A segunda propõe a aprendizagem social como um processo fundamental na realização de mudanças coletivas de compreensão e ação. Finalmente, o terceiro horizonte emergente se refere à vinculação entre escola e território por meio da potencialização e transformação do papel escolar como centro de estabilidade dinâmica, de articulação de saberes e práticas, e de formação de co-gestores atuais e futuros.
Palabras clave : Resiliência; Aprendizagem Social; Educação.