Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
PEREIRA, Andressa Silva y DAMASCENO, Alan Rocha. Pedagogia: para quê? Desafios contemporâneos à formação para afirmação da diversidade humana. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.1, pp.31-40. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.24299.
O movimento atual da educação inclusiva considera essencial a todos os(as) estudantes a experiência do convívio das diferenças no mesmo espaço escolar, sendo possível assumir como centralidade do trabalho pedagógico as diferenças humanas. Quanto a isso, é importante ressalvar que a formação do(a) pedagogo(a) se encontra diante desse desafio. Este artigo tem por objetivo refletir sobre os impactos das atuais políticas públicas de educação inclusiva no âmbito da modalidade Educação Especial, nos cursos de licenciatura em Pedagogia, na contemporaneidade, a fim de contribuir para a possibilidade de emancipação e autorreflexão crítica da diversidade humana.
Palabras clave : Educação Inclusiva; Educação Especial; Formação do(A) Pedagogo(A).