Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
BRANDAO, Ana Carolina Perrusi Alves y SILVA, Alexsandro da. O ensino da leitura e escrita e o livro didático na Educação Infantil. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.3, pp.440-449. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.23852.
O presente artigo discute dois temas polêmicos: o ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil e a adoção de livros didáticos nessa etapa da Educação Básica. Para isso, apresenta, inicialmente, algumas reflexões sobre esses dois tópicos, identificando e discutindo diferentes posições assumidas nesse debate. Em um segundo momento, os dois temas são retomados na análise de propostas extraídas do “Meu Livro de Atividades” (Pré II), um dos materiais do Programa Alfa e Beto Pré-Escola dirigido ao ensino de leitura e escrita para crianças de 5 anos. O artigo contribui, portanto, para a tomada de decisões pedagógicas mais informadas no campo da Educação Infantil.
Palabras clave : Educação Infantil; Livro Didático; Leitura e Escrita.