Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
GIEST, Hartmut. Defectologia de Vygotsky: um termo equivocado para uma grande concepção. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.3, pp.334-346. Epub 05-Jul-2019. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.31725.
Embora defectologia seja um termo equivocado (sugerindo o contrário do seu significado), é uma grande concepção que oferece soluções para muitos problemas ligados à inclusão como uma demanda da sociedade moderna. Por isso vou 1) revelar as raízes teóricas da concepção, 2) traçar o seu desenvolvimento histórico, a fim de mostrar como foi mal interpretado, 3) aplicar a concepção à inclusão e 4) demonstrar alguns exemplos práticos que mostram que a concepção também é importante para prática educacional – entre outras coisas, ajudando a fechar a lacuna entre teoria e prática.
Palabras clave : Psicologia; Educação; Vygotsky; Defectologia.