SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Reunir, festejar y comunicar: las relaciones familia-escuela en el Programa de Residencia PedagógicaHistoria, política y educación: el nuevo modelo de escuelar primario en Mozambique índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

FERNANDES, Alex de Oliveira  y  GOMES, Suzana dos Santos. O Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE): indicadores de desempenho e aprendizagem. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.56-66.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.28486.

O presente artigo apresenta dados de uma pesquisa que investigou o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE), identificando interfaces com o Currículo Básico Comum (CBC) de História no Ensino Médio. A partir da observação da prática docente, buscou-se analisar as concepções de avaliação e de ensino-aprendizagem que norteiam o programa e as implicações deste na organização do trabalho docente. Para tanto, elegeu-se como referencial teórico os autores do campo da avaliação educacional, currículo e trabalho docente. Constatou-se convergência entre as intenções do PAAE e o uso do programa pelo professor no que se refere à aproximação entre o currículo e às práticas de avaliação. Entretanto, observou-se que a tecnologia oferecida pelo PAAE não impediu que a avaliação assumisse na escola uma função distinta da concepção que fundamenta o programa.

Palabras clave : Avaliação Educacional; PAAE; Currículo de História; Ensino Médio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )