Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
GONCALVES, Crislainy de Lira y ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de. Contextos de influências atuantes no desenvolvimento da profissionalidade e do profissionalismo dos professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.85-95. Epub 10-Jun-2019. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.29748.
Este trabalho parte do entendimento de que a profissionalidade e o profissionalismo dos professores não se desenvolvem de forma homogênea, mas estão condicionados a diversos elementos que fazem parte de seus contextos pessoais, formativos e profissionais. Nesse sentido, objetivamos analisar os contextos que influenciam no desenvolvimento da profissionalidade e do profissionalismo dos professores. Nossas análises foram subsidiadas pela perspectiva teórico-metodológica da análise do discurso (ORLANDI, 2005; 2012) e do Ciclo de Políticas (BALL, 2011), e tiveram por foco relacionar elementos apontados pela literatura como sendo fundantes para o delineamento da profissionalidade e do profissionalismo dos sujeitos a partir de suas pessoalidades.
Palabras clave : Contextos de influência; Profissionalidade; Profissionalismo.