Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
BURIGO, Elisabete Zardo; ROSA, Nícolas Giovani da y SILVA, Mayara Becker Oliveira da. Saias e blusas: invenções para aprender a multiplicar com a Matemática Moderna. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.2, pp.245-256. Epub 21-Ene-2020. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33793.
O artigo apresenta uma investigação sobre uma experiência de inovação de ensino de matemática registrada em um caderno de uma aluna que frequentou o segundo ano do curso primário do Instituto de Educação General Flores da Cunha, na cidade de Porto Alegre, no ano de 1968. Trata-se de uma abordagem da multiplicação inspirada no conceito de produto cartesiano de conjuntos e orientada para o que é denominado, atualmente, pensamento combinatório. A instituição, dedicada à formação de professores primários, ofereceu um Curso de Didática da Matemática Moderna na Escola Primária desde 1966. Por meio do cruzamento de fontes diversas, a pesquisa identifica as conexões entre a experiência registrada no caderno, os estudos promovidos no Curso e as publicações de autores engajados no movimento da Matemática Moderna. Também são tecidas considerações sobre o currículo praticado naquela escola, sobre o poder criativo da cultura escolar e sobre as ressonâncias da Matemática Moderna nas produções correntes sobre o ensino de Matemática para os anos iniciais da escolarização.
Palabras clave : História da Educação; Acervos escolares; Ensino primário; Formação de professores; Pensamento combinatório.