Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
BARRIOS, Alia y BRANCO, Angela Uchoa. Desenvolvimento moral na educação infantil: um estudo cultural construtivista. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.2, e32874. Epub 25-Abr-2022. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.2.32874.
O presente estudo fundamentou-se, teórica e metodologicamente, na perspectiva da psicologia cultural construtivista. Teve como objetivo identificar e analisar a qualidade afetiva, mensagens culturais e os processos e estratégias presentes nas interações professora-crianças, possivelmente significativos para o desenvolvimento moral dos alunos. Participaram da pesquisa uma professora e 16 alunos do terceiro período de uma instituição pública de educação infantil situada em Brasíli, Distrito Federal. A análise microgenética das interações sociais professora-crianças e a análise interpretativa do discurso da professora fizeram parte da metodologia qualitativa utilizada. O estudo aponta para a importância da aprendizagem e da reflexão do educador sobre questões morais, bem como da sua atenção às interações que estabelecem com as crianças. Também, salienta a necessidade de criar espaços que possibilitem a avaliação construtiva do fazer pedagógico e de formação do educador, em relação ao desenvolvimento e educação moral de seus alunos, sendo necessários novos trabalhos de pesquisa sobre o tema, no sentido de contribuir ainda mais nessa direção.
Palabras clave : desenvolvimento moral; socialização; educação infantil; psicologia cultural.