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Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
DUQUES, Maria Luiza Luiza Ferreira y SANTOS, Cláudio Eduardo Félix dos. O legado da Educação Popular na formação da individualidade para si nas classes da Educação de Jovens e Adultos. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.2, e33111. Epub 25-Abr-2022. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.2.33111.
Este artigo delineia uma discussão teórica sobre a formação da individualidade para si na Educação de Jovens e Adultos, por meio de contribuições emanadas da Educação Popular. Entendendo a individualidade em si como a síntese espontânea das relações sociais e a individualidade para si como a síntese consciente de tais relações, apresentamos a individualidade para si como relevante possibilidade da formação do indivíduo da Educação de Jovens e Adultos, a partir da apropriação das produções humanas. Para tanto, lança-se mão de um retrospecto histórico, no sentido de melhor compreender os sentidos das iniciativas de Educação Popular e suas contribuições para a formação da individualidade para si nos educandos da Educação de Jovens e Adultos. Espera-se, com base nas construções deste texto, que os percursos já percorridos pela Educação de Jovens e Adultos, desde as iniciativas de Educação Popular até o momento atual de institucionalização da modalidade, contribuam com a promoção de uma Educação de Jovens e Adultos que possibilite, aos sujeitos sociais, o desenvolvimento de uma relação educativa consciente e não alienada consigo mesmos e com o mundo circundante, o que enseja a transição da individualidade em si para a individualidade para si.
Palabras clave : Educação Popular; individualidade para si; Educação de Jovens e Adultos.